quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Berlim

24 de Agosto de 2010

Berlim:

St.Mathaus Kirche


Atravessamos a Avª de Potsdamer, fomos á St.Mathaus Kirche, uma igreja evangelista, de seguida passamos pelo Kulturforum, que é um complexo com museus e salas para concertos. Ao seu lado está situado um dos maiores parques urbanos do mundo, o Tiergarden, este nasceu como quinta de caça que mais tarde foi tranformada neste grande parque. Mais á frente pudemos encontrar o Holocaut Mahnmal, este enorme monumento sugere um cemitério composto por 2711 blocos de betão e é dedicado aos judeus vítimas do holocausto. Mais um pouco á frente fica um dos grandes ícones de Berlim, a Porta de Brandeburgo.
De um dos lados do Tiergarden encontra-se o Reichstag, este é actualmente a sede do parlamento alemão e tem uma cúpula de vidro no cimo de onde se pode observar grande parte da cidade. Após estarmos quase uma hora na fila lá conseguimos subir á cúpula. O tempo que esperamos valeu a pena, sem dúvida, aquilo lá de cima tem uma vista lindíssima, ah e o melhor de tudo… tivemos direito a uns auscultadores com um guia…PORTUGUÊS :) é raro encontramos a nossa língua nalgum país e muito menos num guia, normalmente o máximo que há é guia em brasileiro…mas bem… adorei a vista lá de cima e o monumento em si é fantástico! Quando saímos passamos mais uma vez pela porta de Brandeburgo, pela Parisier Platz e seguimos pela avenida mais famosa de Berlim, a Unter den Linden (Sob as Tílias) onde passamos pelo Museu Madame Tussaud e mais um pouco á frente pela Bebelplatz, aqui está a Humboldt-Universitat, a Saatsoper, a Catedral católica de San Hedwing e a estatua equestre de Frederico, o Grande.Mais á frente está o Kollwitz museum, depois o Rio Spree, o museumsinsel (ilha dos museus) que reúne grandes museus , e tem ao lado a Catedral de Berlim, a Berliner Dom.







Já na Alexanderplatz destaca-se o relógio com as
horas do mundo e a torre da televisão, a Fernsehturm, esta tem uma altura de 368 metros e avista-se de toda a cidade. Continuando caminho, mais á frente encontramos a Rotes Rathaus (câmara velha) e a Marienkirche, a segunda igreja mais antiga da cidade, de estilo gótico e barroco e com uma torre neogótica.

Ao voltarmos para o hotel passamos pela Potsdamer Platz onde observamos alguns vestígios do muro de Berlim.













25 de Agosto de 2010

Pela manhã visitamos a Tipographie des terrors, que é num dos sítios onde a Gestapo estava, está lá uma parte do muro de Berlim, uma exposição de fotografia onde demonstra e explica todo o terror que as pessoas viveram durante o tempo em que o muro separava Berlim ocidental do resto da cidade. Mais á frente, em Friedrichstrasse vimos uma reprodução do Checkpoint Charlie, o principal posto de controlo fronteiriço do muro.

Fomos a uma das avenidas mais conhecidas de Berlim, a Kurfurstendam, conhecida pelo seu comércio, esta avenida é linda, cheia de lojas e de grandes marcas conhecidas. Nesta avenida está também a Kaiser-Wilhelm-Gedachtniskirche ou Igreja Comemorativa Kaiser Guilherme, depois da 2ªguerra mundial só ficaram de pé três das suas cinco torres, junto a esta está também um templo moderno.

Adorei esta cidade, é realmente muito agradável e tem sítios lindos , aconselho todos a visitarem Berlim e eu quero lá voltar um dia !A parte que me emocionou e chocou mais foi a parte da exposição que estava ao pé dos vestígios do muro.

Sem comentários:

Enviar um comentário