quinta-feira, 2 de setembro de 2010

30 de Agosto de 2010

Fomos a uma mina de sal em Wieliczka, que fica a 17 km de Cracóvia estivemos 100 metros debaixo da terra. Tivemos uma guia que falava espanhol, foi um passeio muito giro. A mina tem várias estátuas, todas feitas de sal, tem um lago e muitas outras coisas, mas a que mais gostei foi a Capela de Sta Kinga, linda!

 
 
 
 
 
De seguida partimos para Auschwitz que fica a 70 km de Cracóvia!


Em Auschwitz está o ex-campo de concentração e de extermínio nazi alemão, onde foram mortas 1,5 milhões de pessoas!


Foi uma visita horrível, o que aconteceu naquele lugar entre 1939-1945 foi deprimente, um horror mesmo! As pessoas iam para ali para morrerem…Ninguém merece o que faziam naquele sítio, naquele e noutros campos de concentração. É desumano!

O campo é enorme e está cheio de casas em tijolo de burro, tipo pavilhões, que funcionam como museus com exposições que demonstram através de fotos e textos o que foi aquilo e como as pessoas viviam durante a 2ª guerra mundial. É também demonstrado o sítio horrível onde as pessoas dormiam e as péssimas instalações sanitárias (que aliás eram quase inexistentes), as torturas que lhes faziam, a maneira como os matavam, as câmaras de gás e o crematório, horrível horrível horrível! Houve muitos dos pavilhões em que me senti mal, é chocante mesmo, as fotos metem dó :S Estar num sitio onde mataram milhões de pessoas inocentes é um experiencia chocante . Os seres humanos eram tratados como nem os bichos devem ser!





Á entrada do campo está escrito “o trabalho liberta”, que ironia!













Que terror tão grande, que injustiça! Como é que é possível ter acontecido uma coisa daquelas á humanidade?

Eu já sabia o que Auschwitz tinha sido e o que lá se tinha passado, mas ir lá e ver com os próprios olhos é incrível e muito pior!

Foi o sítio que mais me chocou até hoje, toda a gente deveria visitar Auschwitz para ver o que o ser humano é capaz de fazer!

Nunca me vou esquecer.

2 comentários:

  1. Impressionante como o ser humano é capaz de tamanha tortura! Pelas tuas palavras e pelas fotos que nos apresentas, consegues transmitir uma pequena amostra do terror que por lá se viveu. Que infeliz realidade, incrível!

    Bom trabalho que realizaste.


    Beijinho madrinha ;)

    ResponderEliminar
  2. Reparei nas fotografias de vários homens, tiradas de frente e de perfil. Eram presidiários autênticos. Não sei se teria coragem de entrar aí.

    Depois disto, soubemos que Homem é capaz de tudo. Só nos resta tentar impedir que se repita.

    Parabéns pelo blogue e continua a relatar as tuas viagens com essa paixão! :) Beijinhos***

    ResponderEliminar